domingo, 28 de março de 2021

Kugelhopf

A Primavera acaba de chegar e com ela mais uma Páscoa!
Este ano decidi fazer um bolo com massa tipo brioche, não muito doce e enriquecido com passas e amêndoas. 
O Kugelhopf é um bolo típico da Áustria, sueste da Alemanha, Suíça e também da Alsácia (França), onde é chamado kouglof. Noutros países da região, a guloseima usa ainda outros nomes.      
Ingredientes: 
  • 300g de farinha s/ fermento
  • 15g de fermento de padeiro fresco
  • 140ml de leite morno
  • 2 ovos M
  • 60g de açúcar amarelo                                                      
  • 125g de manteiga à temp. ambiente                                    
  • ½ c. de chá de sal
  • 75g de passas
  • 100 ml de rum ou Vinho do Porto
  • 12 amêndoas s/ pele, usei amêndoa laminada
  • açúcar em pó q.b.
Preparação: 
Comece por preparar um pré-fermento. Para isso dissolva o fermento de padeiro no leite morno e adicione 5 c. (sopa) da farinha (o leite deverá estar morno, a uma temperatura aproximada de 37-38ºC, se superior a isso poderá matar o fermento). Misture, tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora à temperatura ambiente.
Coloque as passas numa taça e cubra-as com o rum, deixando que elas hidratem.
Na taça da batedeira coloque a restante farinha, o açúcar, o sal, os ovos e o pré-fermento. Amasse a uma velocidade média, usando o gancho de amassar até obter uma massa homogénea e pegajosa.
Adicione as passas escorridas e amasse a uma velocidade baixa apenas para envolver.
Aos poucos vá adicionando a manteiga em pedaços e amasse a uma velocidade média-alta durante 10-15 minutos (aos poucos a massa vai-se tornando lisa e elástica e despegar-se-á das paredes da taça).
Tape a taça com película aderente e deixe levedar à temperatura ambiente durante 3 horas ou até que duplique de volume (em alternativa, poderá deixar a massa a levedar no frigorífico de um dia para o outro).
Unte bem com manteiga derretida uma forma de buraco e no fundo da forma disponha as amêndoas.
Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Sem amassar forme uma bola e faça um buraco no centro, formando um aro. Transfira a massa para a forma e se necessário nivele com os dedos. Tape a forma com um pano e deixe a massa levedar 2 horas ou até que duplique de volume.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a forma no forno e deixe cozinhar durante 35-40 minutos. Caso a massa comece a cozer demasiado à superfície, tape com papel de alumínio.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos, antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Sirva o Kugelhopf polvilhado com açúcar em pó.

Receita do querido Célio, do Blog Sweet Gula

Votos de uma Feliz e Santa Páscoa para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário