sábado, 28 de novembro de 2015

Tarte Tatin

A Tarte de hoje faz as delícias cá em casa, e para além disso é a preferida do meu marido.
Esta é uma tarte que se serve quente, e por isso, é ideal para servir no Outono ou quando os dias estão mais frios. O aroma e o sabor são irresistíveis. Para os mais gulosos, recomendo acompanharem com uma bola de gelado de nata ou de baunilha com a tarte ainda morna … simplesmente sublime.
TARTE TATIN
Massa:(semi-folhada) - dá para 2 bases
  • 320 grs. Farinha de trigo tipo 65 sem fermento
  • 1 Colher de chá de sal fino
  • 220 grs. Manteiga sem sal bem fria
  • 1 dl. Água gelada
Recheio:
  • 6 Maçãs grandes
  • 50 grs. Manteiga 
  • 125 grs. Açúcar
Num robot com lâmina junte a farinha e o sal e pulse para misturar. 
Junte a manteiga cortada em pedaços pequenos e pulse umas 10 vezes até que a massa fique com o aspecto de mal esfarelada. Com a máquina a funcionar em baixa velocidade junte a água bem gelada até a massa ficar ligada - não deixe bater muito para que a manteiga não se desfaça toda. Se a massa lhe parecer um pouco seca junte mais um pouco de água, uma colher de sopa de cada vez. Se lhe parecer muito húmida, junte um pouco de farinha.
Coloque a massa sobre a tábua enfarinhada, divida ao meio e faça duas bases redondas com cerca de 30 cm de diâmetro. Só irá usar uma para esta receita.
Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora no mínimo (pode deixar de um dia para o outro. Pode também congelar até um mês).
Fazer o recheio: Descasque as maçãs, corte-as ao meio (perpendicular ao caroço) e retire o caroço com a ajuda de uma colher de fazer bolas de melão (com jeitinho também o pode fazer com uma faca).
Coloque a manteiga a derreter sobre lume médio numa frigideira de 25 cm de diâmetro que possa depois ir ao forno (terá de ser toda metálica).
Quando a manteiga derreter junte metade do açúcar - incline a frigideira de um lado para o outro para a manteiga e o açúcar ficarem bem misturados.
Coloque as metades de maçã com a parte redonda virada para baixo, aperte-as bem; as que sobrarem corte em pedaços e preencha os intervalos - com a cozedura a maçã vai encolher.
Polvilhe as maçãs com o restante açúcar e deixe cozer. Se vir que o açúcar começa a caramelizar muito depressa, baixe o lume até que o líquido libertado pelas maçãs o deixe mais líquido. Aí poderá voltar a colocá-lo em médio. Tape a frigideira, mas fique sempre "de olho" por causa do caramelo.
Uma ou outra vez vire as maçãs com a ajuda de dois garfos e use-as para mexer o caramelo - tenha muito cuidado para não fazer à mão porque corre o risco de se queimar. Quando o caramelo estiver quase no ponto certifique-se de que as maçãs estão com a parte redonda virada para baixo, e o mais arrumadinhas possível, já que é assim que vão ficar, para que a tarte fique bonita ao virar.
Atingido o ponto perfeito de cor âmbar, retire a frigideira do lume.
Retire a massa do frigorífico e cubra a frigideira - com a ponta dos dedos dobre as extremidades para dentro e pressione ligeiramente a massa para a encaixar.
Se usar massa folhada pique-a ao de leve e faça um buraquinho no meio, que vai funcionar como chaminé para que a massa cresça mais.
Leve a forno pré-aquecido a 220ºC durante 5 minutos.
Depois baixe para 200ºC e deixe cozer durante 20 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Retire do forno e ainda quente coloque um prato largo sobre a frigideira e vire a tarte para o prato.
Se por acaso algum pedaço de maçã se pegar na frigideira retire os pedacinhos com uma colher e coloque-os sobre a tarte, ajeitando bem - ninguém irá reparar.

Receita da Clara de Sousa
Bom apetite!
Bom fim de semana para todos.

4 comentários:

  1. Na passada quinta-feira foi dia de tarte tatin na escola, mas usamos uma técnica diferente, no entanto não ficou docinha e eu não gostei muito, embora fique bonita. Esta além de bonita tem um aspecto delicioso :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê benvinda à minha cozinha, Therasia!!
      É impossivel resistir a esta deliciosa tarte tatin que para além de muito gulosa fica mesmo bonita.
      Beijinhos

      Eliminar