sexta-feira, 19 de julho de 2019

Leite creme de alfazema

Adoro sobremesas! Como já devem ter percebido, gosto muito de cozinhar, mas confesso que a minha paixão recai principalmente na confeção de doces.
Ultimamente, ando perdida de amores por sobremesas frescas e simples. Esta preparei-a em pequenos copinhos que são camadas de puro prazer e frescura, com ingredientes comuns, perfeitos para saborear no fim de uma refeição.
Este leite creme pode ser aromatizado com outros sabores como a laranja, o limão, a canela, o gengibre e até mesmo o açafrão.
Gosto principalmente do contraste de texturas entre o creme suave e o crocante do caramelo que se forma à superfície.
Ingredientes
5 gemas L
150g de açúcar
800ml de leite meio-gordo
200ml de natas
2 c. de chá de flores de alfazema
35g de Maizena
1 pau de canela

Preparação: 
Coloque na taça da Cuisine Companion, com o acessório misturador, o leite, as natas, o açúcar, o pau de canela e a alfazema.
Programe 5 min./vel.4/100ºC.
Depois de coe o leite e limpe a taça.
Misture as gemas na farinha, até ficarem bem envolvidas e, aos poucos, junte 8 a 10 c. de sopa, do leite quente, mexendo sempre até ficar bem misturado e sem grumos. Deite esta mistura novamente na taça onde se encontra o restante leite (já sem o pau de canela), mas coloque agora o acessório batedor. Selecione o programa sobremesas 15 min/90º/vel.4. Misture depois por 30 seg./vel.8.
Deite em tacinhas e leve ao frigorífico.
Imediatamente antes de servir, polvilhe com açúcar mascavado e queime com um maçarico de cozinha ou se preferir, polvilhe com canela em pó.
Bom apetite!

2 comentários: