quinta-feira, 19 de abril de 2018

Geleia de Laranja

A Primavera chegou. E é a minha estação preferida!
Gosto dos dias de sol e de andar com roupa mais leve. Gosto de estar na esplanada à beira-mar, gosto das cores dos campos em flor e do colorido da variedade de frutas e legumes nos mercados.
Gosto dos aromas com que somos presenteados nesta altura do ano.
Para aproveitar as últimas laranjas do pomar da minha colega M, fiz esta deliciosa geleia de laranja que nos agradou bastante! E ficou tão perfumada que cheira a Primavera.
Ingredientes (para cerca de 650ml): 
  • 6 laranjas grandes
  • 1 chávena de água de escaldar as cascas da laranja
  • 1 e ½ chávenas de água corrente
  • 1 e½ chávenas de açúcar com Pectina
  • 1 e½ chávenas de açúcar refinado
  • sumo de 1 limão
Preparação: 
Use um descascador de legumes (usei o da Borner) para remover uma fina camada da casca exterior das laranjas. Caso algumas raspas ainda tenham camada branca do interior da casca, raspe-a com uma faca, de modo a eliminar a maior parte possível do albedo.
Com o ralador vegetariano da Borner retirei algumas aparas da casca bem fina para adicionar na fase final da geleia.
Num tacho coloque um pouco de água e as cascas de laranja.
Leve ao lume e deixe ferver por 10 minutos. Depois, coe um pouco de água da cozedura, perfazendo 1 chávena. Reserve as cascas da laranja, podendo usá-las noutra receita, se desejar.
Com a ajuda de uma faca muito bem afiada, arranje as laranjas, corte as extremidades das laranjas (o topo e o fundo). Coloque a laranja em pé em cima de uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam no apoio). Corte a casca no sentido do comprimento, retirando toda a película branca que envolve a laranja. Agora que está toda descascada, dá para ver a película que separa os gomos, como uma linha fina. O corte da laranja tem que ser o mais rente possível a esta película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja. Este processo convém ser feito tendo por baixo uma taça para poder aproveitar todo e qualquer sumo que se liberte durante o processo. Repita o mesmo com as restantes laranjas. Corte os gomos das laranjas em pedaços mais pequenos. Aproveite e esprema os restos de cada laranja, pois ainda contêm bastante sumo.
Numa panela média, coloque as laranjas e o sumo que libertaram, os açúcares, o sumo de limão e a água das cascas e água corrente.
Leve ao lume e deixe levantar fervura em lume médio, depois reduza para lume brando, de modo a que a mistura mantenha a fervura, mas de um modo lento. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou que atinja uma temperatura de 105ºC, mexendo a cada 5 minutos, mas mantendo um olhar atento. Nesta fase a marmelada terá ainda uma consistência líquida, mas gelatinosa. Adicione as aparas da casca de laranja e envolva muito bem. Deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Teste a geleia colocando uma colherada num pires que esteve no congelador (5 minutos) e volte ao congelador por uns 3 minutos. Retire e empurre a geleia com o dedo - se formar uma película na superfície, está pronta!
Ficará mais firme à medida que arrefece, e ainda mais se a colocar no frigorífico. Transfira a geleia para um recipiente hermético.

Receita da querida Marta do Blog Intrusa na Cozinha
 Hum… tão boa!

Sem comentários:

Enviar um comentário