quinta-feira, 16 de junho de 2022

Tarte de Leite e Massa Filo

8 anos de Sugar Bites!... é verdade, há 8 anos que decidi tornar públicas as minhas experiencias na cozinha. De inicio era só um caderno onde escrevia as receitas que corriam bem e que mais gostava. 
São 8 anos de muitas receitas, de muitas partilhas, de muitas aprendizagens e momentos felizes!
Não é fácil manter um blog, mas ainda cá estou e pretendo continuar, com mais ou menos regularidade, o que interessa é que seja com paixão e vontade e nada de pressões.
Sinto uma gratidão muito grande por todas as coisas boas que este o Blog me tem trazido,  pelas pessoas maravilhosas com que me tenho cruzado, algumas das quais ficou a amizade.
Bom, o dia é de festa e como tal temos que comemorar com uma fatia deste maravilhoso bolo do meu querido amigo Célio.

Ingredientes: 

  • 9 folhas de massa filo
  • 70 g de manteiga derretida
  • 3 ovos L
  • 120 g de açúcar
  • 2 c. (sopa) de açúcar baunilhado
  • 1 pitada de sal
  • 1 c. (chá) de pasta de baunilha
  • 50 ml de natas
  • 300 ml de leite
  • açúcar em pó + canela p/ polvilhar

Preparação: 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga uma forma de tarte com cerca de 20-22 cm de diâmetro e reserve (em alternativa, forre a forma com papel vegetal e unte com manteiga).

Numa bancada abra uma folha de massa filo e pincele-a ligeiramente com manteiga derretida. Pegando na parte mais longa da massa, use os dedos e forme uma tira em forma de leque (não se preocupe se a massa começar a rasgar). Enrole a tira de massa em forma de espiral e coloque no centro da forma. Proceda da mesma forma para as restantes folhas de massa filo e disponha-as à volta da primeira.

Pincele a massa com manteiga e leve ao forno cerca de 25 minutos ou até que a massa fique bem dourada.

Entretanto prepare o recheio. Bata os ovos com o açúcar, o açúcar baunilhado, o sal e a baunilha até obter um creme liso e uniforme. Adicione as natas e o leite e volte a bater.

Retire a tarte do forno, deixe repousar um pouco e verta o creme sobre a massa filo. Leve a tarte novamente ao forno por mais 15-20 minutos.

Retire a tarte do forno, deixe arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar em pó e canela a gosto. Sirva ainda morna ou completamente fria. Guarde no frio até 3 dias.

O meu muito obrigada a todos, que tanto me têm apoiado ao longo destes anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário