sábado, 3 de dezembro de 2022

Molotoff de travessa

O Molotof de travessa é igualzinho ao de forma, tendo como única diferença o facto de o podermos fazer num instante e com a quantidade de claras que tivermos disponível.

Ingredientes: 

  • 5 claras (ovos L)
  • 120g açúcar
  • caramelo líquido q.b.
  • amêndoa torrada q.b.

Preparação: 
Bata as claras até estarem volumosas e firmes e junte o açúcar pouco a pouco. bata até obter um merengue bem firme e onde já não se sintam os grãos de açúcar. Adicionei 1 colher de caramelo para dar um tom ao Molotof, e misturei.
Unte um recipiente que possa ir ao forno com caramelo líquido e coloque o merengue na às colheradas, tendo atenção para alisar bem e ir batendo na mesa para eliminar possíveis bolhas de ar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria (coloque o recipiente dentro de um recipiente com água a ferver), durante 8 minutos.
Desligue o forno e sem abrir, deixe o molotof lá dentro por 30 minutos. Passado este tempo retire do forno e aguarde 10-15 minutos antes de levar ao frigorífico até arrefecer completamente.
Sirva simples ou coberto com doce de ovos e amêndoas torradas.
 
Nota: O maravilhoso desta receita é que conseguimos fazer um molotof, sem grandes preocupações, com a garantia que resulta e com o número de claras que tivermos à mão! Sejam 2 ou 10! Porque a regra do Molotof é que o açúcar é igual á quantidade das claras, assim, se tiver 2 claras só precisa de 60gr de açúcar, se tiver 4 claras serão 120gr de açúcar e se tiver uma caixinha de claras e já não se lembra de quantas são, pesa as claras e depois é igual peso em açúcar. Simples assim! 
Usei forno ventilado.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário