domingo, 8 de outubro de 2017

Tagine de Frango com Limão, Azeitonas e Legumes

A receita de hoje vem de outro continente. É uma receita de origem Marroquina, com sabores e cores bem típicas deste país.
Há uns 10 anos, eu e o meu marido fomos de férias a este país e posso dizer que foi uma das melhores férias que já tivemos. Adorámos tudo e a gastronomia, claro está, não foi exceção! 
Trouxemos algumas lembranças, mas não trouxe a tão desejada tagine, com muita pena minha!
Para quem não sabe, tagine é um prato tradicional típico de diversos países do norte de África, sobretudo de Marrocos, onde teve origem. Consiste num cozido ou guisado de legumes, geralmente com carne (principalmente frango ou cordeiro). É também, o nome da panela especial utilizada na sua confeção. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozedura e é dotada de uma tampa cónica, concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. 
Este verão, uns amigos nossos foram a Marrocos e trouxeram-me uma, e agora sim, posso fazer as receitas com mais magia e encanto.
Aqui fica a minha primeira tagine para lhes agradecer

Ingredientes para 3 pessoas:
  • 1 frango partido em 8 bocados
  • 1 lata de azeitonas verdes sem caroço
  • 2 colheres de sopa de azeite 
  • Ras Hel Hanout: (usei 1 colher de café de: canela em pó, de gengibre em pó, de açafrão, de sementes de coentros, de sementes de mostarda preta em grão, de paprica doce, de sementes de funcho, 1 pitada de sal, de açúcar mascavado e 2 cardamomos)
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão preservado (usei um normal com casca)
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • 1 curgete média
  • 1 cenoura grande
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 tomate médio/grande partido em cubos
  • 1/2 pimento vermelho 
  • 200g de Couscous de trigo (para acompanhar)
Preparação: 
Comece por fazer a mistura de especiarias. Toste ligeiramente em lume brando as sementes de coentros, a mostarda em grão e o funcho para libertarem um pouco do seu óleo, de seguida coloque num almofariz, junte as sementes do interior dos grãos de cardamomo e moa tudo muito bem. Depois de moído passe por um passador bem fino para separar as pequenas cascas por moer e junte às restantes especiarias em pó. Moa tudo novamente até que os aromas se fundam entre si e reserve num frasco de vidro bem fechado para que o aroma permaneça o máximo de tempo possível.

Numa pequena caçarola leve 2 colheres de sopa de azeite ao lume e acrescente três colheres de chá da mistura de especiarias e mexa sem parar.
Coloque esse molho no frango previamente partido e sem resíduos de água. Com as mãos, envolva bem a carne neste molho e deixe o frango a marinar uma hora.
Quando forem horas de cozinhar o frango, deite um fio de azeite generoso no fundo da tagine. Junte o alho e a cebola às rodelas, o frango e regue com um pouco de vinho do porto, cubra a tagine com a tampa e deixe cozinhar lentamente por quinze minutos num fogareiro.
Destape e vire as peças do frango. Junte o limão (caso não tenha o preservado pode usar do normal sem problema, use também a casca que fica melhor), junte as azeitonas e os legumes, tempere com umas pedras de sal e tape novamente.
Deixe fervilhar mais 20 minutos, ou até o frango estar tenro e bem cozido. Sirva com Couscous.

Receita adaptada da querida Sandra do blog Minha Marmita

Preparação dos couscous: 
Coloque os 200g de couscous num tabuleiro e regue com 2dl. de água bem quente. Deixe descansar durante cinco minutos.
Junte 1 colher de sopa de manteiga aos couscous e separe os grãos com a ajuda de um garfo.
Obrigada Inês e David! 
Adorámos!

4 comentários:

  1. O tagine de está com um ótimo aspecto. Feito dessa forma deve ter feito toda a diferença no sabor, sabor bem diferente de que cozinhar no fogão a gás ou elétrico. Beijinhos
    www.opecadodagula.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Sem dúvida esta forma de cozinhar faz toda a diferença. Para além de ser mais saudável fica também muito saborosa.
      Obrigada e sê benvinda à minha cozinha.
      Beijinhos,

      Paula G.

      Eliminar
  2. É linda a tua tagine, e o frango ficou muito apetitoso! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete,
      Fiquei mesmo muito feliz com a oferta desta tagine! E cozinhar desta forma faz toda a diferença, fica tudo muito mais saboroso!
      Beijinhos e boa semana,

      Paula G.

      Eliminar